Earth Speakr: a app que Olafur Eliasson criou para pôr a Natureza a falar

Procurar
Close this search box.

Earth Speakr: a app que Olafur Eliasson criou para pôr a Natureza a falar

Crianças podem criar mensagens e colocá-las na Natureza. Adultos podem ouvi-las. Tudo através de uma app com muita realidade aumentada à mistura.

Destina-se a crianças mas, em boa verdade, é para todas as idades. Earth Speakr é uma aplicação criada pelo artista Olafur Eliassonque expôs muito recentemente em Serralves, no Porto –, que te permite animar digitalmente a Natureza, dando-lhe um rosto e a tua voz. “A Earth Speakr convida as crianças a falar pelo planeta e a os adultos a ouvirem o que eles têm a dizer”, refere o artista dinamarquês que vive em Berlim.

Com a Earth Speakr – disponível para iOS e Android –, utilizadores até aos 7 anos de idade podem gravar a sua voz e colocar um rosto translúcido numa qualquer superfície em seu redor, como uma árvore, um lago, um par de ténis ou uma garrafa de plástico, dando a impressão de que esse objecto está a falar. A aplicação usa as capacidades de realidade aumentada do telemóvel das crianças para funcionar; os rostos podem ser criados como se de uma plasticina se tratasse, isto é, os mais novos podem encolher os olhos ou esticar o nariz para criarem a face que desejam. A cara vai depois mover-se de acordo com a mensagem que a criança grava, simulando os movimentos naturais da fala.

A Earth Speakr “tem a ver com dar ao planeta uma voz através daqueles que o vão herdar. Quem vai permanecer mais tempo no planeta são as crianças”, diz Olafur Eliasson, num vídeo onde apresenta a aplicação, criada em conjunto com a agência criativa AKQA.

A Earth Speakr pode tomar a forma de uma aplicação para telemóvel, mas é acima de tudo uma peça artística. Esta não é, aliás, a primeira vez que a arte e a tecnologia se confundem. Em Maio, o artista Manuel Rossner desenvolveu uma exposição virtual, baseada também em realidade aumentada, dentro de uma antiga igreja em Berlim – uma experiência também acessível por via de app. Já em Abril, mais especificamente no dia 22, Dia Mundial da Terra, o próprio Olafur Eliasson publicou no Instagram uma série de peças pensadas para aquela plataforma. Olafur também já tinha ando a experimentar com realidade aumentada antes.

A Earth Speakr também pode ser utilizada por adultos. Todos os utilizadores com mais de 7 anos podem ouvir as mensagens que os mais pequenos gravaram e publicaram anonimamente; podem amplificar essas vozes, partilhando-as noutras redes sociais ou criando os chamados Loud Speakers. Os Loud Speakers são uma espécie de playlists que podem reunir várias vozes e caras e que estão associadas a um determinado local; podes ver onde existem Loud Speakers ao pé de ti num mapa virtual e ir lá ao local real para ouvires as mensagens que alguém lá colocou. Esse mapa está disponível também na web, acessível através do browser.

“A vida na Terra é uma coexistência de pessoas, animais, plantas e ecossistemas. Devemos reconhecer esta coexistência e tomar as acções certas para a proteger”, refere Olafur. “Nos debates de hoje sobre política climática, é crucial que as vozes da próxima geração sejam ouvidas em alto e bom som, uma vez que vão ser elas a viver no futuro que estamos actualmente a moldar. Nós – adultos, tomadores de decisões e políticos – precisamos de ouvir as mensagens criativas das crianças e levá-las a sério.”

A Earth Speakr nasceu no âmbito da actual presidência alemã do Concelho da União Europeia, tem financiamento europeu e está disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia, incluindo o português. Algumas das mensagens que as crianças criarem na aplicação serão transmitidas no Parlamento Europeu em Bruxelas e em Estrasburgo, assim como no gabinete do Ministro dos Assuntos Estrangeiros alemão.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt