Creative Commons troca Lisboa pela web para o encontro anual

Procurar
Close this search box.
Foto de Sebastiaan ter Burg via Flickr, CC BY 2.0

Creative Commons troca Lisboa pela web para o encontro anual

Em 2019 o CC Global Summit fixou-se em Lisboa e pela capital portuguesa pretendia continuar este ano, mas a pandemia obrigou a organização a fazer alterações ao evento, passando-o para o online.

O encontro tecnológico mais diverso que Lisboa recebeu em 2019 vai este ano realizar-se exclusivamente online por força das circunstâncias. Falamos do CC Global Summit, uma conferência-celebração anual do universo Creative Commons, reunindo especialistas, profissionais e entusiastas e permitindo aprender mais sobre a área.

As Creative Commons (CC) são licenças que qualquer criador de conteúdo pode atribuir aos seus trabalhos, definindo assim como é que outros podem usar esses trabalhos. Por exemplo, um ilustrador pode partilhar uma ilustração com uma licença CC que permita a sua re-publicação num blogue desde que para fins não comerciais ou um músico pode disponibilizar uma música com uma outra licença CC que deixa um outro músico pegar nessa composição, remisturá-la e vendê-la.

Póster de Marco Villar, CC BY 2.0

O CC Global Summit é um encontro anual que serve para a comunidade que se interessa por Creative Commons ou trabalha com este género de licenças, e que defende uma internet mais aberta, livre e partilhada, se possa encontrar, trocar experiências e aprender mais numa das conferências que decorrem ao longo dos dois dias de evento. Em 2019 o CC Global Summit fixou-se em Lisboa e pela capital portuguesa pretendia continuar este ano, mas a pandemia obrigou a organização a fazer alterações ao evento, passando-o para o online.

Assim, a edição de 2020 do CC Global Summit vai acontecer mas exclusivamente online, com uma programação constituída por mais de 150 sessões e que conta com mais de 200 oradores de 40 países diferentes. Quanto aos participantes, também podem vir de qualquer parte do mundo e este ano não precisam de pagar nada – o registo no evento é gratuito e pode ser feito através deste formulário.

Apesar de se realizar online, não significa que o CC Global Summit seja este ano menos interessante que um evento presencial. As mais de 150 sessões irão cobrir temas como inteligência artificial e criatividade, expressões culturais tradicionais e domínio público, ciência aberta, censura digital, e ética por detrás da colaboração aberta entre culturas e regiões. Haverá espaço para networking virtual através do The Playground, um hackthon também à distância de quatro dias (Hack4OpenGlam) e uma festa de encerramento com DJs, performances e outras experiências.

O programa completo pode ser consultado aqui. As dúvidas mais frequentes podem ser esclarecidas aqui. E, caso não tenhas apanhado em cima, as inscrições estão abertas nesta página.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt