Os melhores artigos que publicámos no Verão

Procurar
Close this search box.

Os melhores artigos que publicámos no Verão

Se estiveste mais offline de redes sociais e notícias durante os meses de Julho e Agosto, e queres ficar a par dos melhores conteúdos que publicámos no Shifter durante esse período, este artigo é para ti.

Este Verão foi atípico. A liberdade das férias deu lugar às regras nas deslocações, ajuntamentos e uso de máscara. Mas se estiveste em teletrabalho e privilegias a estação do ano do sol para descansar, é provável que tenhas estado mais desligado do mundo, literal e figurativamente. Se estiveste mais offline de redes sociais e notícias durante os meses de Julho e Agosto, e queres ficar a par dos melhores conteúdos que publicámos no Shifter durante esse período, este artigo é para ti.

Dos conflitos e crises internacionais com relatos locais, a reflexões pertinentes sobre temas-chave do momento, às entrevistas mais interessantes, sem esquecer a curadoria das tendências que realmente vale a pena, em baixo tens uma lista dos nossos 20 melhores trabalhos dos últimos dois meses, os que tiveram melhor feedback ou aqueles que achamos mais oportunos para entrares de novo no ritmo do trabalho, de Setembro, e do tão falado novo normal.

O Instagram prefere nudez e o Google prefere “instagram nudez”… assim funcionam os algoritmos

Bastou ter a palavra-chave “Instagram nudez”, por sinal muito vista, para disparar as visitas em 10 vezes, num dia da semana que até costuma ser relativamente calmo para o Shifter.

Contra um preconceito, preconceito e meio?

A doença mental não é simples; não é simples de detectar, não é simples de compreender e muito menos é simples de representar, mas essa dificuldade não pode ser eliminada por uma espécie de domesticação gráfica de um cenário dantesco.

BATIDA: “Fomos programados e educados de forma a limitar as nossas opções”

Falámos com o músico para perceber melhor os ingredientes de The Algorithm is not African!, as suas ideias e como pretende materializar as suas reflexões.

Uma cooperativa de estafetas, porque não? Lá fora já rola

Um grupo de ciclistas juntou-se na semana passada para combinar a criação de uma cooperativa de estafetas em Lisboa, usando a plataforma da CoopCycle.

Patrícia M. Marcos sobre estátuas, BLM e colonialismo: “Há que evitar o narcisismo do presente e a presunção da nossa eternidade”

A historiadora, em entrevista ao Shifter, aborda o tratamento do período colonial, a polémica em torno da remoção das estátuas e outras nuances da luta antirracista.

Bulgária vive a maior crise política desde 2013: “O povo quer que todo o Governo renuncie”

Os búlgaros saem à rua há mais de dez dias para exigir a queda do Governo. Acusam o atual Primeiro-Ministro de favorecer os oligarcas e querem acabar com a corrupção instalada.

A sátira de Verhoeven em ‘Starship Troopers’ e a América de Trump

Ao contrário de muitos outros futuros distópicos representados no cinema ou na literatura, aquilo que vemos é uma sociedade rica, organizada e limpa, mas estéril de qualquer tipo de lei moral ou ética.

O exame final do ensino à distância: “Ironicamente, os professores reparam mais nos copianços à distância do que nos presenciais”

Este foi um semestre atípico. Mas o maior desafio chegou no período de avaliações.Este foi um semestre atípico. Mas o maior desafio chegou no período de avaliações.

Nuna e Carlos Pereira: o lugar de fala entre os direitos humanos e o dever moral

Nuna e Carlos Pereira acabaram por se tornar, tacitamente, duas das figuras deste momento Black Lives Matter. Nuna no Instagram, Carlos no Twitter, assumiram um lugar de fala e reivindicação.

Zimbábue reprime protestos e população avisa: “Queremos um país onde tenhamos cuidados de saúde, salários e direitos humanos”

À medida que a repressão se vai intensificando, os zimbabuanos exigem melhores condições de vida. O país anunciou ainda que vai pagar 3,5 mil milhões de dólares a agricultores brancos num acordo que se diz histórico, mas o Governo já confirmou que, devido ao declínio da economia, não possui a quantia estipulada no acordo.

Solimán López gere um museu que é um disco externo: “Em breve teremos uma versão ADN do Harddiskmuseum”

“Nunca estuvimos tan cerca del cosmos, de lo inalcanzable y de lo intangible como a través de lo digital, ofrezcamos el valor que se merece a este acto de humanidad.”

Como um jovem de 22 anos via Telegram se tornou central nos protestos na Bielorrússia

Perante o shutdown de aplicações de comunicações como o Facebook, o WhatsApp, ou o Twitter, foi mais uma vez o Telegram a manter-se online.

O papel da academia na normalização do Chega

O apoio da academia ao Chega de André Ventura pode significar o estado último de institucionalização de um partido de extrema-direita na nossa democracia. Assim, pergunto: onde está a esquerda no meio disto tudo?

Tailândia: estudantes desafiam monarquia e exigem mudanças num momento histórico

Dissolução do Parlamento, alterações na Constituição e fim do assédio e abuso por parte da polícia são os três pontos mais importantes que mobilizam milhares de pessoas em Banguecoque, na Tailândia. No meio das reivindicações, não temem criticar a monarquia, mesmo sabendo que incorrem num crime punível até 15 anos de prisão.

Parler: a rede social anti-Twitter que mais parece ‘pro-Trump’

O Parler é a plataforma de eleição para reunião dos grupos que por violações sistemáticas das regras das outras redes sociais se vêem constantemente obrigados a mudar. Se em tempos víamos a extrema direita a migrar para o russo VK, agora parece ser o Parler a ganhar tração.

Na Escola Pública, porquê software privado?

A associação Free Software Foundation lançou recentemente uma petição capaz de nos pôr a pensar – em causa está a utilização de software proprietário num contexto que deve ser tendencialmente livre, o da educação.

Zaragatoa ou Colheita de Sangue? O que revelam os testes da Covid-19 e qual o seu futuro

Uma das recomendações mais importantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate à pandemia da COVID-19 foi “testar, testar, testar!”. Mas quais são os testes feitos atualmente e o que nos dizem sobre a propagação do vírus?

O adjectivo, o objectivo, e o subjectivo

O leak de António Costa, as comparações desproporcionais e o desenterrar de Tomás Taveira.

QAnon: uma piada descontrolada, uma alucinação colectiva ou a emoção no comando

Essencialmente, e sem qualquer tipo de prova, a Teoria QAnon diz que os democratas são seguidores do Diabo, que bilionários e celebridades de Hollywood são secretamente pedófilos, responsáveis por tráfico humano e estão a desenvolver uma forma de prolongar o seu tempo de vida recorrendo a um químico extraído do sangue das crianças de que abusam.

JJ Bola: “É mais difícil redefinir as masculinidades no futuro, mas não é impossível”

A dias de lançar a edição em alemão de ‘Mask Off’, e de participar no podcast Word of Mouth da BBC Radio 4, JJ Bola explorou algumas das ideias do seu livro em entrevista ao Shifter.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt