Abrimos as portas do nosso Discord. Junta-te à nossa comunidade!

O Discord será também o ponto de encontro da Comunidade de apoiantes do Shifter.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Morte às redes sociais e aos seus algoritmos populistas! PIM! Morte à toxicidade viral e às hashtags do momento! PIM! Viva às comunidades e aos encontros entre humanos! As redes sociais são cada vez mais palco de discórdia e discurso tóxico e um espaço em que é cada vez mais difícil ter uma conversa calma, sensata e profunda, por isso, achámos que a relação do Shifter com os seus leitores não se podia ficar por aí. Para nós o leitor está no centro daquilo que fazemos e precisávamos de descobrir novas formas de o escutar, e de nos aproximarmos. Assim, decidimos abrir o nosso Discord para que possamos conversar e discordar todos, em viva voz.

O Discord tornou-se popular entre a comunidade de gamers mas deixou de ser uma aplicação de “chat para gamers” para se tornar uma aplicação de “chat para comunidades e amigos”. No Shifter já lá temos o servidor onde costumamos fazer as nossas reuniões editoriais e trocar algumas ideias, e agora queremos abri-lo a toda a comunidade.

Para que possas estar mais próximo da redação do Shifter, conhecer os redactores e outros leitores, partilhar ideias e sugestões e debater assuntos do dia-a-dia a viva voz.

Junta-te ao nosso Discord!

Vamos ter dois espaços: um público, aberto a toda a gente que se queira juntar através deste link, e outro privado, só para quem está na nossa Comunidade de Patreon.

No espaço dedicado à Comunidade teremos canais de chat onde podemos falar sem rodeios ou partilhar inspirações e sugestões culturais; canais de áudio onde podes estar a trabalhar connosco, discutir um tema com a comunidade ou ouvir a playlist do Shifter.

No espaço públicos teremos um canal onde podes receber os nossos artigos e outro onde podes acompanhar os principais lançamentos do Shifter, ou dar alguma sugestão, em texto.

Para nós, o jornalismo é um serviço público ao cuidado do público. Queremos construir um novo espaço de debate jornalístico e comunitário – sem algoritmos, filtros, bolhas, desinformação. Um sítio para concordar e discordar, escrever e falar. Junta-te a nós! Até já.

(Deixamos-te com este excelente artigo do Protocol sobre o Discord no qual podes aprender mais sobre esta aplicação e os seus desafios – porque o Discord também os tem, nomeadamente em manter as comunidades sãs e seguras.)

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!