“Façam a Amazon pagar”: movimento alerta para más práticas da gigante do online

Procurar
Close this search box.

“Façam a Amazon pagar”: movimento alerta para más práticas da gigante do online

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Durante a pandemia, Jeff Bezos acrescentou à sua soma pessoal cerca de 22 mil milhões, fazendo-a subir até aos 200 mil milhões de dólares, um recorde em termos históricos.

Durante a pandemia de Covid-19, a nota predominante nas conversas sobre economia e finanças apontava no sentido descendente. O senso comum assume que vem aí mais uma crise grave e que todos vamos sair a perder financeiramente. Contudo, tal como é comum noutros momentos de crise, este todos não representa mais do que uma grande maioria. No lado oposto da tabela de rendimentos, a história é outra; e a prová-lo está Jeff Bezos, o homem que durante a pandemia acrescentou à sua soma pessoal cerca de 22 mil milhões, fazendo-a subir até aos 200 mil milhões de dólares, um recorde em termos históricos.

Ao mesmo tempo que a fortuna de Bezos subia, surgiam também reclamações vindas dos trabalhadores das suas fábricas – trabalhadores de primeira linha, considerados essenciais mas sujeitos a fracas condições de trabalho, que de uma qualquer parte do mundo servem quem, noutra parte, deseje fazer uma compra online naquela que é a gigante das vendas online (não só na sua plataforma principal mas através das suas empresas subsidiárias como a Book Depository, por exemplo).

Por tudo isso, e como forma de assinalar uma Black Friday diferente, sindicatos de trabalhadores dos armazéns da Amazon, Amazon Workers International, o sindicato global de trabalhadores UNI Global Union e o partido global Progressive International, em conjunto com dezenas de outras associações (como defensoras dos direito digitais como a Algorithm Watch, do ambiente como a Greenpeace, e a Federação Internacional de Jornalistas), lançaram a campanha Make Amazon Pay. A principal demanda deste grupo é pedir que a Amazon pague impostos justos face ao seu volume de negócios mas a mensagem não se fica por aí.

Entre as reinvindicações que podem ser encontradas num PDF no site, a organização pede a melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores da Amazon, especialmente dos trabalhadores em armazém, segurança para os trabalhadores, respeito pelos direitos universais e uma operação mais sustentável – o grupo alerta para o facto de a pegada carbónica da Amazon já corresponder a 2/3 dos países do mundo.

O ponto de ‘devolver’ à sociedade acima mencionado em referência aos impostos, de resto, não se esgota nessa exigência de que a empresa pague impostos justos nos estados em que opera. Para além disso, exige-se também que a Amazon abandone práticas anti-concorrenciais, como as que têm vindo a lume recentemente, nomeadamente denunciando que trabalhadores da Amazon, responsáveis por desenvolvimento de produtos, acedem indevidamente a estatísticas de outros vendedores que usam a plataforma.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt