Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Qual a app de mensagens mais segura? Comissão Europeia escolhe o Signal para uso interno
Adam alude às dezenas de questões que vai vendo nos fóruns das comunidades open source exigindo esta ou aquela funcionalidade, muitas vezes num tom rude e desagradável, de menosprezo e subvalorização dos programadores, pedindo para que os novos utilizadores não o façam. Piggot lembra ainda o criador do Fedilab que recentemente anunciou que estava a passar por uma fase de burn out e saíria das redes em sequência de pedidos deste género. No seu comentário, o utilizador lembra que neste tipo projectos desenvolvidos em Open Source, os contributos dos voluntários são muitas vezes uma parte essencial do desenvolvimento, e mais, que se obtemos um serviço desta qualidade de forma gratuita devíamos ser mais gratos e menos corrosivos.
Uma mensagem como esta é sempre um lembrete importante. Não só para nos recordar que devemos ser mais simpáticos online porque do outro também existem pessoas, mas também que existem indivíduos, empresas, associações e fundações a trabalhar diariamente para construir as aplicações e serviços que usamos diariamente e que as funções destas não são mais do que o reflexo das prioridades das suas equipas de desenvolvimento. No caso do Signal, a equipa sempre reiterou que a privacidade seria o seu principal foco.
Por isso se pensares que falta algo na aplicação ou que gostarias de ver implementada uma ideia disruptiva, não hesites em acorrer ao fórum da comunidade ou a partilhar a tua ideia em público, mas fá-lo de uma forma simpática e não arrogante. Já agora, lembra-te que muitas vezes estas associações vivem de doações dos seus utilizadores, portanto se fores um deles e puderes, considera contribuir.