Transparência


A transparência é importante no jornalismo e é importante para o Shifter. Por isso, criámos esta página onde partilhamos respostas sobre quem é dono do Shifter, como é gerido e quem o financia.

O Shifter é um projecto editorial que assume a forma de estúdio, tendo como valência além da publicação SH/FTER, o laboratório de criação digital Shifter Lab e o braço comercial Shifter X.

O Shifter é detido por uma empresa privada, a Shifter Generation Unipessoal, Lda, que tem Mário Rui André como sócio único e João Gabriel Ribeiro como único funcionário. É uma empresa pequena, que, apesar de privada, não tem pretensões lucrativas – ou seja, que pretende investir as receitas na remuneração da equipa e no crescimento do projecto.

O Shifter faz dinheiro através da publicidade que é exibida no site do SH/FTER, do Shifter X e de donativos da Comunidade.

Historial de Financiamento

Arranque

Em 2013, o Shifter iniciou actividade com um investimento estimado de 2 000 € de capitais próprios dos co-fundadores do projecto.

Publicidade

Ao longo dos seis anos de actividade, o Shifter subsistiu através de publicidade exibida ao longo de conteúdo no seu site, bem como de alguns trabalhos com marcas, nomeadamente através da realização de conteúdo patrocinado.

Crowdfunding

A 16 de Janeiro de 2018, o Shifter angariou 5 738€ de 193 pessoas numa campanha de crowdfunding. Podes ver quem investiu no Shifter aqui.

“Shifter 2020”

No arranque de 2020, o Shifter entrou num novo capítulo e passou a contar com um estúdio comercial, o Shifter X, através do qual procura financiar o projecto no seu todo e criar oportunidades de renumeração para a sua equipa. Passámos também a contar com uma página no Patreon e com uma opção de donativos.

Aqui listamos todas as pessoas que investem ou investiram via Patreon.