Zines

As zines do Shifter

Zine #0

Nov 19
(edição experimental)

Sobre o projecto

O Shifter nasceu como uma publicação digital. Todavia, gostamos do papel e acreditamos que tem vantagens em relação ao digital: não fica sem rede ou bateria, não há notificações a distrair a leitura, pode ser aproveitado sem uma luz directa nos nossos olhos e também há muita magia na tradição.

Inúmeras publicações digitais têm versões físicas, com tiragens fixas e distribuição global. Isso significa que, por um lado, são impressos jornais e revistas mesmo que não sejam vendidas e, por outro, há um impacto ambiental relacionado com o transporte desses materiais até às bancas e a devolução dos exemplares não vendidos. No Shifter há algum tempo que queríamos fazer uma edição impressa e queríamos fazê-lo de forma absolutamente sustentável. Assim optámos por uma estratégia diferente: uma pequena revista “faz-tu-mesmo” e impressa localmente, única e exclusivamente por quem quer.

É um projecto que ainda estamos a desenvolver. Ainda não sabemos quantas páginas cada Número terá, nem exactamente como os vamos fazer. Estamos também a estudar uma periodicidade, que poderá ser mensal, bimensal ou outra. Estamos certos do formato “zine”, isto é, uma pequena edição impressa e independente.

Queremos que seja uma revista feita por ti e para ti, com instruções de como imprimir e onde agrafar, por exemplo; e eventualmente cada pessoa poderá escolher as páginas que quer e fazer uma edição personalizada. Naquilo que tem sempre sido o espírito do Shifter, também a nossa Zine é para ser construída contigo e a com a tua ajuda, em mais um passo para tornar o projecto aquilo que sempre sonhámos, sempre de mãos dadas com quem gosta de nos ler.

Texto do lançamento