WePark é o novo espaço de cowork… em lugares de estacionamento

Espaços de cowork caros e lugares de estacionamento vazios levam a coworks baratos em parques de estacionamento.

Foto de WePark via Twitter

Juntaram a falta de um espaço para trabalho aos parques de estacionamento sem uso. Dia 29 de abril, um grupo de pessoas levou mesas e cadeiras para um lugar de estacionamento que não estava a ser utilizado por carros, criando um espaço de cowork outdoor.

Mas afinal o que é cowork? Basicamente são pessoas que se juntam para trabalharem no mesmo espaço, mesmo que não trabalhem em conjunto. São Francisco, Califórnia tem a maior proporção de espaços para cowork, só que são excessivamente caros para a população residente. Não havia melhor ideia do que aproveitar lugares de parques de estacionamento sem utilidade para uso centrado no ser humano?

Chamaram a iniciativa de WePark (uma referência à start-up WeWork que cobra valores altos pelos seus espaços). Victor Pontis foi quem teve a ideia, no dia 25 de abril, farto de trabalhar em casa e sem possibilidade para pagar espaços de cowork, levou uma mesa e uma cadeira e dirigiu-se para um parque de estacionamento.

Posteriormente, através do Twitter, organizou um evento dia 29 de abril para mais pessoas da área trabalharem no mesmo espaço, repartindo o valor de 2,25 dólares por hora. Muitas pessoas aderiram à iniciativa, mesmo noutros locais, como Toulouse, França e Santa Mónica, Califórnia. Como teve muita adesão, segundo conta o Fast Company, Victor Pontis criou um canal no Slack para pessoas interessadas em participar na iniciativa.

Mas existem ideias parecidas à WePark. Todos os anos no mês de setembro, ativistas e designers ao longo do mundo, participam no PARK(ing) DAY, com o objetivo de transformar os espaços de estacionamento de automóveis em parklets. Também a iniciativa OUTBOX em Silver Spring, Maryland, todos os verões disponibiliza várias OUTBOX’s com acesso a Wi-Fi para cerca de 20 pessoas cada, com o objetivo de criar espaços para cowork.

(Artigo redigido com o novo AO)