Vem aí o Podes, o primeiro festival português de podcasts

Procurar
Close this search box.

Vem aí o Podes, o primeiro festival português de podcasts

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O Podes vai realizar-se ao longo do dia 9 de Novembro em vários locais no Chiado, em Lisboa.

Os podcasts estão na moda. Quão na moda? Parece que toda a gente tem um podcast agora. E o fenómeno não é exclusivo de Portugal. Todavia, está a chegar o primeiro festival de podcasts português; chama-se Podes e vai decorrer no Chiado, em Lisboa, no próximo dia 9 de Novembro.

Mas o ‘Podes’ não irá simplesmente premiar os melhores podcasts feitos em Portugal, em várias categorias; o evento pretende ser sobretudo uma celebração da comunidade de podcasters portuguesa e da sua audiência. Assim, decorrerão oficinas e conversas sobre podcasts, bem como a gravação de episódios ao vivo. Tudo a acontecer em vários locais no Chiado – a Faculdade de Belas Artes, o Fórum Fnac e a galeria da Fabrica Features Lisboa, no edifício da Benetton –, durante um dia inteiro.

De manhã serão organizados workshops relacionados com a produção de podcasts, desde a construção de um podcast, à edição áudio, tratamento de som ou promoção em redes sociais. Haverá oficinas de nível iniciante, intermédio e avançado, e até quem não sabe o que são podcasts pode aprender, ficando a saber ainda onde os encontrar e como ouvir.

A tarde será dedicada à gravação de episódios de podcasts ao vivo – o cartaz será divulgado lentamente e com toda a pompa e circunstância que merece cada um dos 6 podcasts presentes – e a conversas temáticas com painéis de convidados que falarão sobre desporto, diversidade e o estado dos podcasts em Portugal.

O dia terminará com a entrega dos Prémios Podes, que são também os primeiros prémios para podcasts de sempre em Portugal. No total serão atribuidos 10 troféus de categorias temáticas, a que se juntam os dois prémios máximos: o podcast do ano, decidido por um júri, e a escolha do público, por votação popular.

Os Prémios Podes

A primeira fase dos Prémios Podes terminou na semana passada e colocou a comunidade a recomendar podcasts que, no seu entender, deveriam ser nomeados. De acordo com a organização, a adesão foi maior do que o esperado, com mais de 2500 pessoas a nomear podcasts e pelo menos 230 projectos diferentes foram recomendados. O processo segue agora até cada categoria ser reduzida a 5 nomeados que disputarão os prémios no dia 9 de Novembro; os 10 podcasts mais recomendados na primeira fase serão postos à votação popular para o prémio do Público.

O evento está a ser dinamizado pelo Márcio Barcelos, autor do Sobretudo Podcast, e Rui Branco, dinamizador do podcast Falar Criativo, com a ajuda da produção do Pedro Sadio. “Os festivais de podcasts são uma prática muito comum noutros países, com particular incidência no mundo anglófono, e contribuem de modo claro para a consolidação do meio dos podcasts, através da criação de comunidades e da aproximação dos ouvintes ao conteúdo que seguem diariamente. O Podes não é diferente, e assume como principal objectivo a celebração e promoção dos podcasts e podcasters portugueses”, lê-se no comunicado de imprensa.

Da ideia à prática

A ideia do Podes partiu do Márcio, que já antes de ter criado o podcast Sobretudo sentia a falta de uma comunidade de podcasts mais activa em Portugal. No ano passado, criou uma conta de Twitter chamada @portcasts (de Portugal + Podcasts) com o propósito de servir como ponto de divulgação de podcasters e de podcasts portugueses, e que entretanto cresceu para o Medium. “Esta seria uma maneira de dar a conhecer projectos independentes e com menos visibilidade, tentando contornar o desafio que era – e ainda é, de modo geral – descobrir conteúdo nacional que não seja de uma rádio ou criado por uma celebridade”, refere a mesma nota enviada às redacções.

Márcio, Pedro e Rui ainda não têm todos os detalhes do Podes fechados, muito menos divulgados, mas contam já com apoios de peso, como o do Público como co-produtores do evento e do Shifter na divulgação. Os detalhes do programa, assim como as inscrições para as sessões, serão lentamente divulgadas até ao início do festival.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt